Coronavírus: circulação interna e viagens ao exterior são limitadas no Congresso

Suspensão de atividades

Publicado em 11/03/2020 - 21:57 Por Kariane Costa - Brasília

A partir desta quinta-feira estão suspensas, por prazo indeterminado, as sessões solenes, especiais, visitas guiadas e eventos coletivos nas dependências do Congresso Nacional em razão do aumento de casos do coronavírus no Brasil.


Também está restrita a circulação de pessoas. Apenas congressistas, profissionais da imprensa e servidores da Câmara e do Senado podem ter acesso às duas casas legislativas.


As novas regras foram adotadas para diminuir o risco de propagação do coronavírus, e foram publicadas nesta quarta-feira e começam a valer nesta quinta.


De acordo com o decreto do Senado, viagens em missão especial ao exterior também estão canceladas. Servidores ou parlamentares que estiveram em países com transmissão local do coronavírus, como China e Itália, e que apresentem sintomas como febre e tosse deverão ficar em quarentena por 14 dias.


A norma vale também para aqueles que tiveram contato com alguém que tenha confirmação de coronavírus e apresente sintoma.


Nestes casos, os servidores do Legislativo federal terão autorização para trabalhar em casa. Durante o período de afastamento, os servidores e colaboradores não poderão se ausentar do Distrito Federal ou do local de residência. No caso dos deputados, só retornarão ao estado de origem com autorização da Diretoria-Geral ou da Presidência da casa.


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também instituiu um comitê de acompanhamento e controle do coronavírus no Senado.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo