Isolamento social é o que vai evitar sobrecarga de sistemas de saúde, diz diretora da Opas

Diretora da Opas

Publicado em 31/03/2020 - 16:51 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Nesta terça-feira (31), a diretora da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, fez um pronunciamento em que afirmou que a pandemia da Covid-19 é grave e que os países das Américas precisam fazer tudo o que estiver ao alcance para mitigar o impacto da doença. Sobretudo, assegurar a eficácia do isolamento social para que os sistemas de saúde não fiquem sobrecarregados.

 

A conferência aconteceu na sede da OPAS em Washington, nos Estados Unidos, e foi transmitida pela internet.

 

De acordo com a diretora do órgão, os países devem proteger seus profissionais da saúde como nunca antes, capacitando-os e oferecendo equipamentos de proteção individual para longo prazo, já que eles estarão à frente nessa batalha.

 

Carissa Etienne afirmou, ainda, que compete a cada país decidir quais são as medidas a serem tomadas, para quem e durante quanto tempo, e que sejam implantadas o quanto antes, pois é a única maneira de impedir que os hospitais fiquem sobrecarregados com doentes num período de tempo muito curto.

 

Ela defendeu ainda que é prudente que os países planejem medidas para os próximos dois ou três meses e que as nações trabalhem em conjunto, compartilhando recursos e conhecimentos e tomando decisões conjuntas que acelerem o acesso a serviços de saúde.

 

Após o pronunciamento da diretora, jornalistas puderam fazer perguntas. Jarbas Barbosa, vice-diretor da Opas, ao ser questionado sobre a importância da quantidade de leitos em Unidades de Terapia Intensiva na luta contra a pandemia, afirmou que a disponibilidade de UTIS's, CTI's, leitos e ventiladores é uma parte muito importante da resposta.

 

Segundo ele, no Brasil, em especial, a taxa de unidades de cuidados intensivos e leitos por habitante se compara aos países europeus, ou seja, o problema não é somente o número, mas sim a forma como se vai utilizar.

 

Barbosa ressaltou ainda que os países podem adotar outras medidas, como a teleconsulta, a telemedicina, a utilização de serviços de atenção primária para a triagem, a informação, de maneira que os casos leves possam ser tratados adequadamente, com os pacientes em suas casas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo