Opas defende isolamento social por mais 3 meses para conter Covid-19 nas Américas

Isolamento social

Publicado em 31/03/2020 - 16:46 Por Kariane Costa - Brasília

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) defende que o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus ainda precisa durar de 2 a 3 meses em países da América. A declaração, dada em coletiva de imprensa virtual nesta terça-feira (31), foi da diretora da Opas, Carissa Etienne, que também é a diretora regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas.

 

Carissa afirmou que a pandemia é séria e que o melhor momento para distanciamento social é agora, antes que hospitais fiquem lotados, a exemplo que ocorreu em outros países. Ela disse também que este momento exige dos chefes de Estado liderança com compaixão e ousadia.

 

Sonora: “O isolamento social e outras medidas preventivas agressivas continuam sendo nossa melhor opção para evitar consequências mais sérias da pandemia da Covid-19 em nossa região.”

 

A organização alertou mais uma vez que, apesar de muitos medicamentos estarem sendo testados em várias nações, ainda não há comprovação clínica segura do que seja adequado para o tratamento de Covid-19.

 

O médico Marcos Espinal foi enfático ao afirmar que a eficácia de nenhum medicamento está confirmada.

 

Sonora: “Existem testes clínicos com vários medicamentos que estão sendo realizados em vários países, antivirais e vacinas. Mas não temos ainda nenhuma evidência de aprovação de nenhuma vacina, nem medicamento que possa ser usado massivamente. No tratamento à Covid-19, não se demonstrou nenhuma prova clínica eficaz que funcione, por meio de um teste clínico seguro, a nenhum dos medicamentos.”

 

Sobre o pico de contágios da doença, a Organização Pan-Americana da Saúde informou que ainda não é possível saber como será a evolução da pandemia nos países da América.

 

A Opas também voltou a defender a importância da realização de testes em todo caso suspeito de Covid-19.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo