Barba e bigode podem ser vetores do coronavírus? Saiba se é preciso raspar os pelos do rosto

Coronavírus

Publicado em 11/04/2020 - 08:41 Por Dayana Vítor - Brasília

Alguns homens amam ter barba e bigode, por serem símbolos de masculinidade. Mas será que os pelos no rosto podem reter o novo coronavírus? Uma mensagem espalhada pelas redes sociais convida aqueles que têm a tirarem. Tudo para reduzir a infecção que causa a Covid-19. Mas, será que existe base científica?


O novo coronavírus é transmitido pelas vias respiratórias e quando um homem que tem barba e bigode fala, tosse ou espirra, o vírus pode ficar retido nos pelos e sobreviver por horas, segundo o virologista da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Guimarães.


“A barba, o bigode, quando um homem fala e elimina as gotículas de saliva, essas gotículas ficam presas nos fios da barba e do bigode. Portanto, ele pode ser carreador de vírus vivos que ficam escondidos. E ao tocar na barba e no bigode, ou outra pessoa tocar essa superfície, ela pode se infectar com o vírus que está preso”.


Justamente o medo de ser contaminado pelo coronavírus, ao levar a mão ao rosto depois de tocar em superfícies suspeitas, fez Ronaldo Baphista tirar a barba agora durante a pandemia. Ele tinha os fios há três anos, mas percebeu que, com a barba, levava mais as mãos ao rosto.


“Eu percebi que realmente a barba fazia com que eu levasse mais a mão ao rosto. Eu tinha acabado de digitar a minha senha em uma maquininha de cartão de crédito e logo depois eu coloquei a mão na região do bigode. Ali eu percebi que a barba seria um vetor de contaminação”.


Adair Abreu sempre usou barba, mas resolveu tirá-la, por acreditar que seja uma forma de facilitar a contaminação pelo coronavírus.


“Com barba fica mais difícil. Nessa época de pandemia, eu acredito que menos pelos no rosto seria mais fácil o cuidado e a proteção. Aparar ou retirar a barba seria muito mais correto para a nossa proteção e a dos outro”.


Mas se você ama sua barba e bigode e não pretende tirá-los, o recomendável é redobrar a higiene para evitar a sua contaminação e a de outras pessoas. Evite pegar no rosto e lave-o com água e sabão sempre que possível. Dessa forma, pode manter o charme, sem ficar doente ou levar o coronavírus a outras pessoas.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo