Mutirão de laboratórios públicos e privados é criado para zerar fila de exames de coronavírus em SP

Pandemia

Publicado em 02/04/2020 - 20:19 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, passa a coordenar a rede de laboratórios para o diagnóstico do coronavírus em São Paulo.


O anúncio foi feito nessa quinta-feira, depois de vir a público que o estado tem 16 mil testes na fila de espera para serem analisados, incluindo o de 201 pessoas que morreram com suspeita de infecção pelo Covid-19.


A primeira medida anunciada pelo novo coordenador foi um mutirão envolvendo 10 laboratórios públicos, além de laboratórios privados, para zerar a fila de exames. Para Dimas Covas, a meta é que os resultados dos testes para Covid-19 sejam conhecidos em no máximo 48 horas.


Para isso, ele anunciou a compra, do governo da Coreia do Sul, de 1,3 milhão de testes moleculares que identificam o vírus, e que devem estar disponíveis em menos de 15 dias.


Sobre o uso de testes mais baratos, que identificam os anticorpos e não o vírus em si, os chamados testes rápidos, Dimas Covas disse que isso vai ser avaliado.


O número de resultados falso-negativo dos testes rápidos pode chegar até 7 em cada 10 exames feitos, segundo avaliação do Ministério da Saúde.


A prioridade dessa plataforma de laboratórios para o diagnóstico do coronavírus também foi anunciada. Primeiro, pacientes graves; depois, pacientes internados; em seguida, profissionais de saúde; e só então os outros casos, incluindo aí, os óbitos.


Essa é a segunda tentativa do governo de São Paulo de criar um pool de testagem. No dia 23 de março o governador João Dória já tinha anunciado uma rede que seria então coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz, com a promessa de fazer até 2 mil exames por dia.


Já os testes das mais de 200 pessoas que morreram sem conhecer o diagnóstico, a força tarefa concluiu 93 exames e, entre eles, 20 casos deram positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a força tarefa continua trabalhando e os resultados devem ser divulgados nessa sexta-feira.


Segundo o último balanço divulgado no começo da noite dessa quinta-feira, 208 pessoas morreram por coronavírus, e o estado registrou 3.506 confirmados da doença. O número é quase cinco vezes menor que o número de casos suspeitos que ainda esperam o resultado do teste.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo