SP promete diagnosticar 201 mortos até quinta-feira; fila tem 16 mil suspeitas de Covid-19

Fila de 16 mil suspeitas

Publicado em 01/04/2020 - 20:17 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cresce fila de espera por testes para coronavírus em São Paulo, e até profissionais de saúde têm dificuldade para fazer o diagnóstico.


No Instituto Adolpho Lutz, o Laboratório Central do Estado de São Paulo, a fila de espera chegou nessa quarta-feira a 16 mil testes. Na segunda-feira, eram 12 mil exames represados à espera de serem analisados.


Do total, 201 testes são de pessoas que já morreram com suspeita de coronavírus.


Segundo a Secretaria de Saúde do estado, a rede de laboratórios públicos tem capacidade para processar 1,2 mil testes por dia. No ritmo atual, seriam necessárias 2 semanas para zerar a fila – isso se não entrasse nenhum novo pedido de teste.


O problema afeta pacientes e também profissionais de saúde, que estão tendo dificuldades para fazer o diagnóstico do coronavírus, tanto na rede pública como na rede privada de saúde.


Um grande laboratório particular só tem testes disponíveis para médicos. A atendente do serviço de agendamento de exames explica porque até enfermeiros ficam fora.


“Nós até essa opção de ofertar para enfermeiros também, no entanto, devido à alta demanda e como recebemos poucos testes, estamos aplicando apenas em médicos. É R$ 280”.


Segundo o secretário de Saúde do estado, Henrique German, a falta de insumos para fazer a leitura dos testes tem complicado o problema.


“Nó tivemos, nas últimas duas semanas, um problema relacionado a insumos para o processamento dos exames. Tanto que acabamos por alterar de um processamento manual e estamos em uma forma automatizada, justamente para que a gente possa dar vazão e melhorar o processo”.


O secretário informou que até o final da semana devem chegar 20 mil testes comprados dos Estados Unidos, e em 15 dias é esperada uma nova leva de 40 mil testes.


O estado também promete formar um pool de laboratórios públicos e privados para chegar a 4 mil testes por dia até o final da semana que vem, e a 8 mil exames por dia a partir de 10 de abril.


Apesar da dificuldade, para a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a infectologista Raquel Stucchi, o controle da epidemia pode ser feito pela avaliação médica dos pacientes com suspeita de infecção.


“Para o controle em si da pandemia, se nós mantivermos a mesma postura de fazer diagnóstico dos pacientes com quadro mais importante, eu não tenho grandes alterações deste controle. Porque também as pessoas com quadro mais leve estão sendo orientadas a permanecer isoladas por 14 dias. Se eu tiver o resultado dessas pessoas como negativo, essas pessoas podem voltar a trabalhar. Então ter esses resultados seria importante E claro que à medida que esses resultados foram liberados, vamos ter aumento na subida da curva de casos, e vamos ver com ficará a mortalidade”.


A promessa é de que até essa quinta-feira saiam os resultados dos testes das mais de 200 pessoas que morreram por suspeita de coronavírus.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo