Brasil tem testes para Covid-19, mas faltam insumos e pessoal capacitado, diz secretário

Câmara debate Covid-19

Publicado em 20/05/2020 - 15:02 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Brasil tem testes suficientes para detectar a Covid-19 neste momento, mas faltam insumos e pessoal capacitado para realizar os exames, informou, nesta quarta-feira (20), o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

 

A expectativa é que o país tenha, até o final de maio, 16,5 milhões testes para a Covid-19 distribuídos. Um dos insumos em falta, citado pelo secretário, é o swab, que é o cotonete usado para coletar a saliva na garganta do paciente.

 

Segundo levantamento do site World O Meter, o Brasil fez pouco mais de 3,4 mil testes para cada 1 milhão de habitantes. Nos Estados Unidos são mais de 38 mil testes para cada 1 milhão de pessoas. No Chile, são mais de 20 mil pessoas testadas para cada 1 milhão.

 

Também participou do encontro, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20), a representante do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Natália Pasternak. A especialista alertou que não existem evidências científicas suficientes para nenhum medicamento contra a Covid-19.

 

Também participou, da Comissão Externa da Câmara para a prevenção ao coronavírus, Fábio Gomes, o representante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os governos da região. O cientista se mostrou preocupado com a interiorização do vírus no sertão nordestino, região com menor capacidade de oferecer assistência aos doentes.

 

Já o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilela, cobrou dos parlamentares uma regulamentação para uma possível implementação da fila única para pacientes com a Covid-19. A proposta é de usar os leitos públicos e privados de acordo com a ordem de chegada dos doentes que precisarem de uma UTI.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo