Dia Mundial Sem Tabaco: coronavírus é mais um motivo para abandonar o cigarro

Dia Mundial Sem Tabaco

Publicado em 31/05/2020 - 06:15 Por Kariane Costa - Brasília

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. E o malefício que traz o consumo do cigarro ganhou um reforço: a Covid-19. Isto porque a doença ataca principalmente os pulmões, órgãos que também ficam danificados em quem é fumante. Bianca Brito conta que há anos luta contra o vício.


Em meio a pandemia do novo coronavírus, fumar se tornou ainda mais perigoso. As doenças causadas pelo tabagismo, como câncer, hipertensão, infarto, AVC e bronquite também foram identificadas como fator de risco para as complicações da Covid-19.


Estudos mostram que os fumantes infectados pelo coronavírus enfrentam um risco entre duas e três vezes maior de ter o quadro complicado. É o que afirma a médica Tania Cavalcante, integrante do Inca, Instituto Nacional do Câncer.


Tania Cavalcante também é secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro, um tratado internacional que o Brasil ratificou junto com 181 outros países, para implementar uma política nacional de controle do tabaco. Tania diz ainda que a fumaça dos produtos de tabaco é tóxica e enfraquece o sistema imunológico.


O mesmo se aplica aos cigarros eletrônicos e à narguilé, por exemplo. A médica destaca que, tão importante quanto parar de fumar, é evitar iniciar no tabagismo.


Hoje, no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas são fumantes, o que representa cerca de 10% da população brasileira. Para a especialista, o país precisa avançar, aprovando as leis que tramitam no Congresso Nacional para favorecer principalmente a prevenção à iniciação no tabagismo entre crianças e adolescentes.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo