Governo do Rio apresenta plano de retomada gradual das atividades no estado

Flexibilização

Publicado em 21/05/2020 - 11:02 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro apresentou um plano que prevê a retomada gradual da atividade econômica. O chamado Pacto Social pela Saúde e Economia estabelece três bandeiras: vermelha, amarela e verde para a flexibilização do isolamento social e o retorno da população à rotina.

 

Dois parâmetros servirão para balizar a retomada da economia fluminense: a evolução da curva de casos da doença e a taxa de ocupação de leitos em UTI nos hospitais públicos. Os ‘alertas’ serão feitos semanalmente, sempre às sextas-feiras, com base na análise de informações disponíveis.

 

Durante a apresentação do plano, nesta quarta-feira (20), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, afirmou que é necessário dar alguma margem de previsibilidade, seguindo diretrizes sanitárias estabelecidas.

 

Com o Pacto, o estado estabelece bandeira vermelha quando a ocupação dos leitos de UTI for superior a 90%. A Bandeira Amarela será usada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90%. Já a Bandeira Verde remete a uma situação de normalização, que só se configurará quando houver taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% e evolução negativa de novos casos.

 

Os critérios objetivos foram distribuídos da seguinte forma: circulação de pessoas e veículos; economia; transporte Público; locais públicos de lazer e turismo; restaurantes, entre outros. No caso da Bandeira Vermelha, que é a situação atual no estado, a população deve seguir as restrições já definidas em decretos publicados no Diário Oficial.

 

Na Bandeira Amarela há maior flexibilização das medidas com a liberação do funcionamento de alguns serviços, como shoppings e academias e a ampliação da capacidade de funcionamento de restaurantes para 50%, sempre mantendo a distância de dois metros entre as mesas. Nesta mesma bandeira, o transporte público intermunicipal funciona sem restrições.

 

Já na Bandeira Verde, as restrições são suspensas. Neste cenário, locais turísticos e de lazer voltam a ser frequentados e todos os serviços restabelecidos, respeitando os protocolos de segurança e higiene.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo