Governo do RS adota regras de distanciamento em diferentes setores da economia

Economia

Publicado em 11/05/2020 - 11:18 Por Sâmia Mendes - Brasília

O Rio Grande do Sul continua em estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus e adota agora o distanciamento controlado com regras para o funcionamento de diferentes setores da economia no estado. Nesse modelo de prevenção, foram definidos quatro diferentes níveis de restrições.

 

O território do estado foi dividido em 20 regiões e cada uma delas será avaliada por meio de indicadores, como: velocidade do avanço da Covid-19, a incidência de novos casos sobre a população; número de óbitos e de leitos de UTI disponíveis; e a capacidade de atendimento dos doentes.

 

De acordo com o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte.

 

Nesta primeira semana, seis regiões estão com a bandeira amarela; 13 com a laranja; e a única bandeira vermelha é na região onde fica a cidade de Lajeado. De acordo com o governo do Estado, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira da região e os protocolos obrigatórios devem ser respeitados.

 

O monitoramento de diferentes regiões pode ser acessado por meio do site distanciamentocontrolado.rs.gov.br. Independemente da cor da bandeira, o governo do estado determinou o uso obrigatório da máscara facial pelos empregados e clientes de estabelecimentos comerciais e em veículos de transporte coletivo e individual de passageiros, inclusive os de aplicativos. Também é obrigatório o uso da proteção em recintos coletivos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo