Maioria das favelas está distante 2 km de hospitais com recursos de internação e exames complexos

Levantamento do IBGE

Publicado em 19/05/2020 - 15:47 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

79, 53% dos aglomerados subnormais no país estão localizados a menos de um quilômetro de uma unidade de saúde básica, como clínicas da família ou postos de saúde. Enquanto para quase 65% dessas comunidades, a distância para hospitais, com recursos para internação e exames mais complexos, chega a dois quilômetros.

 

As informações fazem parte de um levantamento sobre saúde, produzido e divulgado nesta terça-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O coordenador de Geografia e Meio Ambiente do instituto, Cláudio Stenner, explica que são considerados aglomerados subnormais as favelas, grotas, palafitas e mocambo, entre outros.

 

Os domicílios, segundo ele, têm características urbanísticas irregulares, carência de serviços públicos essenciais e as populações dessas comunidades vivem sob condições socioeconômicas, de saneamento e de moradias precárias. Stenner salienta que o problema pode não ser a distância dos aglomerados subnormais para as unidades de saúde, mas a falta de estrutura que elas oferecem.

 

De acordo com a pesquisa, em 2019, havia 5.127.747 domicílios ocupados em 13.151 aglomerados subnormais no país. Essas comunidades estavam localizadas em 734 municípios, em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal. Segundo o último Censo, em 2010, esses números representavam quase a metade dos atuais: 3.224.529 domicílios, em 6.329 aglomerados subnormais, em 323 cidades.

 

Entre os estados brasileiros, o Amazonas tem a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais. Mas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as capitais mais populosas do país, a quantidade de imóveis nessas comunidades é a maior entre todas as demais capitais: no Rio, são mais de 453 mil domicílios em aglomerados subnormais e, em São Paulo, quase 530 mil.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo