Presidente uruguaio visita cidade na fronteira do Brasil com casos da Covid-19

Fronteira do Brasil

Publicado em 28/05/2020 - 18:02 Por Marieta Cazarré - Montevideo

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, foi nesta quinta-feira (28), à cidade de Rivera, que faz fronteira com a brasileira Santana do Livramento, para acompanhar de perto as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus na região. Na quarta-feira (27),  foram registrados oito novos casos de contaminação na cidade uruguaia, que somam 38 casos no total e duas mortes.

 

Santana do Livramento, no lado brasileiro, tem 35 casos e uma morte, de acordo com dados do site do governo do Rio Grande do Sul. O Uruguai tem 803 casos confirmados da doença. Dessas, 650 pessoas já estão curadas e 22 morreram. Seis cidades brasileiras fazem fronteira com o país.

 

É a segunda vez que o presidente visita Rivera esta semana. Na segunda-feira (25), Lacalle Pou esteve na cidade, onde anunciou diversas medidas, como a suspensão da data de início das aulas, previsto para junho, aumento no número de leitos de UTIsm, Unidades de Terapia Intensiva, controle no comércio e reforço nas fronteiras.

 

O mandatário disse, ainda  que, na segunda-feira (25), conversou com o presidente brasileiro e que ambos manifestaram preocupação com as cidades fronteiriças e concordaram em ativar um tratado binacional de emergência sanitária.


O presidente uruguaio  informou que ele,  parte de sua  equipe, e  a prefeitura de Rivera estão atentos ao assunto e que foi verificar como estão funcionando os bloqueios nas fronteiras, os testes aleatórios e a vida do povo. Entre as medidas adotadas em Rivera, estão barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos de acesso à cidade e um controle militar de estradas pelo Ministério da Defesa, impedindo a passagem, exceto por razões justificadas.

 

Também estão fazendo a checagem dos passageiros de ônibus intermunicipais para verificar se têm febre ou sintomas respiratórios. No Uruguai, o uso da máscara é obrigatório e está sendo cobrado durante as viagens. Além disso, cerca de mil testes foram entregues às autoridades de saúde de Rivera, esta semana, para testagem da população.


Segundo Lacalle Pou, a ideia das autoridades de saúde pública é fazer testes aleatórios para descobrir se houve um contágio maciço ou não. O ministro da Saúde, Daniel Salinas, disse nesta quinta-feira que dos 266 testes aleatórios realizados na cidade esta semana e processados até quarta-feira à noite,  foram todos negativos. Mais de 120 pessoas de Rivera que tiveram contato com casos positivos foram postas em quarentena.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo