SP bate recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas: foram 324 perdas, num total superior a 5 mil

Mortes por Covid-19

Publicado em 19/05/2020 - 20:43 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

São Paulo bateu mais um recorde de mortes nesta terça-feira (19). Em 24 horas, 324 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus no estado. Com isso, o número de óbitos passa de 5 mil. Os casos confirmados chegaram a 66 mil.

 

Em um único dia, o número de mortes supera em 70 o de vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Mesmo assim, a avaliação do coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Dimas Covas, é que a epidemia ainda não chegou ao pico e não dá para saber quando vai ser possível relaxar as medidas de isolamento.

 

Há quase dois meses o estado de São Paulo está em quarentena, mas os índices de isolamento social têm ficado abaixo do mínimo esperado que é de 55%. Segundo o último dado disponível, de domingo, o índice ficou em 54%, 1% abaixo do mínimo, isso porque os finais de semana registram os maiores níveis de isolamento.

 

Para tentar mudar a curva, começa nesta quarta-feira (20), na cidade de São Paulo, um mega-feriado, resultado da antecipação pela prefeitura dos feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra.

 

Dimas Covas disse que o feriado deve ser tratado como estratégia de guerra.

 

Mas, apesar do apelo, nem tudo vai parar durante o feriado. O mercado financeiro pressionou e a Bolsa de Valores de São Paulo vai funcionar em horário regular.

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também confirmou que os bancos abrem, apesar do horário reduzido, das 10h às 14h.

 

Em entrevista à CNN, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que a regra para abrir ou fechar é a mesma de qualquer feriado.

 

Além da capital paulista, os prefeitos da região metropolitana também concordaram em antecipar o feriado do Corpus Christi a partir de quinta-feira (21). Já os prefeitos do litoral do estado entraram na Justiça para pedir bloqueios rodoviários. Eles temem que a folga prolongada estimule moradores da capital a pegarem estrada para as praias.

 

Já na noite dessa terça-feira os deputados estaduais aprovaram a proposta do governo de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para segunda-feira (25). Com isso, o mega-feriado em São Paulo vai durar 6 dias, contando o final de semana.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo