Brasil tem 422 mil médicos fora do grupo de risco de idade para Covid-19

Covid-19

Publicado em 09/06/2020 - 20:58 Por Gésio Passos - Brasília

O Brasil teria 422 mil médicos aptos para atender à população com a Covid-19. O dado é do levantamento do Conselho Federal de Medicina, CFM, em parceria com a Universidade de São Paulo, a USP. Esse é o número de profissionais com menos de 60 anos que poderiam realizar esse trabalho – caso não apresentassem comorbidades.


Outros 100 mil médicos têm hoje mais de 60 anos, e, para o CFM, esses profissionais devem ser afastados do atendimento, devido à maior chance de contágio para a Covid.


Apesar desse quantitativo, hoje existe uma grande concentração dos médicos nos estados do Sudeste e Sul e na capital do país. O Distrito Federal é a localidade com maior número de médicos per capita, com 5 profissionais para cada mil habitantes.


Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná têm o número de médicos maior que a média nacional, que é de 2,5 profissionais por mil habitantes.                                                                      


Para o médico Donizetti Giamberardino, vice-presidente do CFM, é preciso de estímulo do governo para a fixação dos profissionais em locais mais distantes dos grandes centros.


Em comparação, os estados do Pará e do Maranhão têm a menor média de médicos do país, com praticamente 1 médico para cada mil habitantes. O Amapá, Acre, Amazonas, Alagoas, e Piauí são outros estados com número reduzido de profissionais.


Segundo o Conselho Federal de Medicina, a média brasileira de 2,5 médicos por mil habitantes é superior a países com a Coreia do Sul, Polônia e México; mas inferior aos Estados Unidos, Canadá e o Reino Unido, por exemplo.

 

O CFM afirma que 10 mil profissionais se voluntariaram para trabalhar no combate ao coronavírus no programa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde.


O crescimento do número de médicos no país se dá pela ampliação dos cursos de medicina. Metade das 341 escolas de medicina em funcionamento iniciaram suas turmas a partir de 2011. O Conselho afirma que há 36 mil vagas de vestibular para medicina a cada ano.


Mas desde 2018, o Ministério da Educação suspendeu a abertura de novos cursos de medicina por cinco anos, posição defendida pelo Conselho profissional.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo