Entrega de alimentação saudável para crianças é tema de seminário virtual

FAO ONU Brasil

Publicado em 18/06/2020 - 19:49 Por Gésio Passos - Brasília

Com a paralisação das aulas pela pandemia do coronavírus, a preocupação com alimentação dos estudantes passou a ser mais relevante, principalmente para a população mais pobre. A entrega de alimentos saudáveis e a garantia da segurança alimentar para as crianças e adolescentes foi tema de seminário virtual organizado pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no Brasil.

 

Em abril, o Congresso Nacional aprovou lei que garantiu, de forma excepcional, que alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, fossem repassados para as famílias de alunos das escolas públicas.

 

Em Curitiba, a prefeitura está entregando kits de alimentos com produtos da agricultura familiar para mais de 110 mil estudantes matriculados em sua rede de ensino. Maria Sílvia Bacila, secretária municipal de Educação, fala sobre a composição das cestas. Para Maria Silvia, os desafios são manter a qualidade dos alimentos para as famílias, continuar a aquisição pela agricultura familiar e garantir segurança na entrega dos kits durante o isolamento social.

 

Bruno Silva, especialista em Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, afirma que a distribuição dos alimentos agora é emergencial, devendo ser garantida pelos gestores escolares.

 

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável reforça que a participação da sociedade no acompanhamento do direito à alimentação para estudantes deve ser feita pelos Conselhos de Alimentação Escolar. Exemplos de experiências de distribuição de alimentos pode ser vistos no site alimentacacaosaudavel.org.br.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo