Confiança de brasileiros em médicos cresce durante a pandemia, segundo pesquisa

Pesquisa CFM

Publicado em 21/07/2020 - 16:09 Por Dayana Vítor - Brasília

A confiança dos brasileiros no trabalho dos médicos cresceu durante a pandemia da Covid-19. Antes do surto, 24% da população acreditava na atuação desses profissionais. Agora, são 35% das pessoas. Os médicos são os profissionais em que a população mais confia, seguidos por professores, com 21% de aprovação, e dos bombeiros, com 11%.

 

Esses são os principais dados da pesquisa do Conselho Federal de Medicina, divulgada nesta terça-feira, a respeito da confiança dos brasileiros sobre a atuação de alguns profissionais. O estudo ainda revelou que os políticos tem a pior imagem junto aos entrevistados.


O conselheiro do CFM por Goiás, Salomão Rodrigues, explica alguns dos motivos para a maior credibilidade do trabalho dos médicos.


As mulheres são as que mais confiam nos médicos, e as pessoas a partir de 45 anos que possuem nível de ensino fundamental. A boa imagem da categoria também é maior entre os que ganham até dois salários mínimos, segundo o estudo do CFM.


Além da confiança, a pesquisa também analisou a percepção dos brasileiros sobre o trabalho dos médicos no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na opinião de 77% dos entrevistados, a atuação é ótima ou boa. Já outros 17% consideram regular e apenas 6% ruim ou péssima.


O conselheiro do CFM, Salomão Rodrigues, esclarece que isso se deve ao fato de muitos se arriscarem para combater a doença.


Apesar da boa avaliação do trabalho dos médicos, quase metade dos entrevistados acredita que o trabalho da categoria não recebe a valorização que merece. Outros 65% entendem que a atuação desses profissionais é prejudicada pela falta de infraestrutura.


O levantamento ouviu 1.511 pessoas por telefone em todas as regiões do país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo