Ivermectina entra na lista do Sistema de Produtos Controlados e só pode ser comprada com receita

Venda com receita

Publicado em 24/07/2020 - 15:12 Por Anna Luisa Praser - Brasília

As farmácias deverão exigir a receita em duas vias na hora de vender a ivermectina. Uma delas deverá ser preenchida com os dados do comprador e retida pelo farmacêutico. A prescrição deverá ser datada e assinada por um médico e terá validade de 30 dias.

 

A medida, publicada no Diário Oficial da União, nessa quinta-feira (23), pela Anvisa –Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, é para ter mais controle sobre a comercialização deste medicamento e reduzir o consumo dele sem indicação, já que a procura durante a pandemia aumentou.

 

Indicado para curar verminoses, piolhos e sarnas, o medicamento foi amplamente divulgado nas redes sociais como uma possibilidade de tratamento para a covid-19, mesmo sem evidências de que ele realmente funcione para esse caso.

 

Com a exigência de retenção da receita, o medicamento passa a fazer parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. A exceção, segundo a Anvisa, vale para caixas de ivermectina que já constavam do estoque de farmácias.

 

A resolução poderá ser revogada automaticamente, depois que for declarado pelo Ministério da Saúde o fim da emergência em saúde pública nacional que o país atravessa e que foi declarada em fevereiro deste ano por meio de portaria do órgão.

 

A agência já havia vinculado o nome de outros medicamentos à venda com receita médica em duas vias, como é o caso da cloroquina e da hidroxicloroquina, justamente pelo aumento da venda desses produtos a clientes que acreditam na eficácia do medicamento no tratamento da covid-19.

 

A médica, Patrícia Tavares, considerou positiva a decisão da Anvisa. Ela faz um alerta sobre os riscos da automedicação.

 

A decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária também é para manter as farmácias abastecidas desses medicamentos, já que muitos pacientes que realmente precisam dessas medicações, como portadores de lupos, os que têm artrite e os diagnosticados com malária, não estavam conseguindo comprar os produtos.

 

A defesa do uso da cloroquina em estágio inicial da covid-19 pelo presidente Jair Bolsonaro e a regulamentação de portaria em maio deste ano - pelo Ministério da Saúde - para a prescrição da cloroquina nesses casos, além da disseminação de boatos sobre pessoas curadas do novo coronavírus ao tomar esses remédios, reforçou ainda mais a busca por essas medicações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo