Números da Covid-19 mostram queda em Niterói no início de julho

Niterói (RJ)

Publicado em 10/07/2020 - 16:18 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Cerca de 50 dias depois da implantação do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal e do início da abertura gradual das atividades em Niterói, os números do início de julho mostram queda na evolução da Covid-19 na cidade.

 

Entre os fatores que mais colaboraram para isso, está o de que o município manteve sua política de distanciamento social e restrição de mobilidade, sendo a mais restritiva da Região Metropolitana do Rio de janeiro.

 

Niterói também fez uma transição planejada e pactuada com os estabelecimentos comerciais, de acordo com um sistema de monitoramento da propagação da infecção pelo novo coronavírus e da capacidade de atendimento aos pacientes nos hospitais da cidade.

 

De acordo com dados do Comitê Técnico Científico da Prefeitura,  os índices de evolução da pandemia estão recuando semanalmente.  A ocupação de leitos clínicos e de UTI públicos e privados na cidade caiu de mais de 80% para um percentual entre 25 e 40%.

 

Um dos integrantes do Comitê, o médico sanitarista e diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, professor Aloísio Gomes da Silva Júnior, afirma que mesmo com resultados positivos, Niterói deve manter a vigilância, especialmente pela situação grave nos municípios vizinhos.

 

O diretor do Comitê Técnico Científico recomenda ainda a manutenção de um controle rigoroso na circulação intermunicipal.

 

Segundo Aloísio Gomes da Silva Júnior, além disponibilizar banheiros e lavatórios de acesso gratuito em terminais marítimos e rodoviários de Niterói,  é preciso dar  continuidade às medidas de proteção já adotadas.

 

Segundo a prefeitura, o número de novos casos semanais para cada 100 mil habitantes está caindo. Na primeira medição, feita na segunda quinzena de maio, no início do plano de reabertura gradual,  Niterói tinha 102,8 infectados a cada grupo de 100 mil habitantes. Atualmente, esse índice praticamente caiu à metade.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo