Observatório de Favelas aponta crescimento de casos de Covid-19 nas comunidades do Rio

Observatório de Favelas

Publicado em 03/07/2020 - 18:12 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A quarta edição do Mapa Social do Coronavírus, levantamento feito pelo Observatório de Favelas, traz duas importantes percepções sobre o avanço da infecção no Rio de Janeiro.

 

A primeira é que a estabilização e declínio na curva de contágio, que já são observados nas áreas mais nobres da cidade, não vêm acontecendo nas comunidades e periferia. A segunda percepção é a tendência de interiorização do vírus.

 

A publicação quinzenal é parte do esforço de um grupo de pesquisadores que estudam os impactos desiguais da pandemia na capital fluminense. O mapa apresenta conteúdos com análise de dados, que refletem a  realidade do cotidiano nas comunidades.

 

O diretor do Observatório de Favelas e um dos responsáveis pelo mapa do corona, Aruan Braga, afirma que nas áreas mais abastadas do Rio é possível dizer que, nesse primeiro momento, a pandemia foi controlada.

 

Mas, quando o olhar se volta para os territórios populares, a percepção é outra. Importado pela elite do país, o vírus agora castiga as regiões mais pobres, como destaca o diretor.

 

O mapa revela a vulnerabilidade presente de forma marcante, portanto, nas zonas norte e oeste, em contraste com bairros da zona sul. Segundo o levantamento, Botafogo e Barra da Tijuca apresentavam no dia 1º de junho taxas de letalidade da Covid-19 entre 7,2% e 7,6%, respectivamente. Já na Maré, Rocinha e Cidade de Deus os números chegaram a 41,6%.


O Índice de Proteção ao Coronavírus, também analisado no estudo, mostrou, ainda, o impacto positivo de medidas de proteção desenvolvidas por organizações a atores locais nas favelas e periferias.

 

Aruan Braga avalia que os resultados desta edição do Mapa Social do Coronavírus evidenciam a necessidade de tornar mais visível o cenário de desigualdade para que políticas públicas sejam implementadas, companhando a evolução da pandemia. Ou seja, priorizando intervenções nas regiões mais expostas e com menos capacidade de proteção contra a covid-19.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo