Secretaria de Saúde do RJ quer transferir pacientes com Covid-19 internados em hospitais de campanha

Internados em hospitais de campanha

Publicado em 17/07/2020 - 20:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro  informou nessa sexta-feira (17) que decidiu transferir os pacientes com Covid-19 internados em seus hospitais de campanha para outras unidades "de forma preventiva".

 

Em nota, a Secretaria informou que  26 pacientes que estavam internados no Hospital de Campanha do Maracanã e oito que estavam no de São Gonçalo, na região metropolitana, serão transferidos para outras unidades. Ao todo, 23 desses pacientes estavam em unidades de terapia intensiva.

 

Segundo a Secretaria, a medida foi tomada porque o contrato de prestação de serviço da organização social Iabas termina neste sábado, e a OS teria informado que não prestaria mais os serviços.

 

Em nota, o Iabas diz que solicitou a rescisão do contrato, mas não pediu o fechamento dos hospitais. A OS afirma que não foi informada previamente da decisão da Secretaria e acusa o governo de falta de  transparência na gestão.

 

A OS também  lembra que o governo do estado já havia decretado intervenção nos hospitais de campanha, que ficaram a cargo da  Fundação Saúde, e que, no entanto, seguiu utilizando a mão de obra e os fornecedores de serviços e insumos contratados pelo Iabas.

 

A secretaria de Estado de Saúde nega que os hospitais estejam sendo fechados e diz que a Fundação Saúde, que é estadual, vai ceder profissionais para as unidades.

 

O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado encaminharam uma petição à 14ª Vara de Fazenda Pública para que o governo seja intimado a manter os pacientes e a não suspender a admissão de novos no hospital de campanha do Maracanã.

 

Para as duas instituições, a transferência viola decisões judiciais anteriores e pode trazer risco grave e irreversível à vida dos pacientes, sobretudo aos que ocupam leitos de terapia intensiva.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo