Witzel sanciona lei que determina criação de polos de atendimento para Covid-19 em favelas

Covid-19 nas favelas

Publicado em 20/07/2020 - 18:37 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As favelas e comunidades do Rio de Janeiro deverão ganhar polos exclusivos para orientação sobre a Covid-19 e atendimento de casos suspeitos e confirmados. É o que determina um programa criado por lei e já sancionado pelo governador Wilson Witzel. A medida ainda carece de regulamentação do Executivo, mas o projeto base já prevê que os polos sejam instalados em equipamentos públicos, como escolas, em todas as comunidades do estado com mais de 50 mil habitantes.

 

O polo deverá reunir profissionais de saúde, mas também estimular a participação voluntária de lideranças comunitárias e de moradores, que ajudem a disseminar as orientações e atrair a comunidade para o atendimento. A autora do projeto, deputada Renata Souza (PSol), explica que é necessário um programa exclusivo para esses territórios, que considere as características específicas como alta densidade populacional e precariedade das condições de habitação e saneamento.

 

O programa prevê que os polos façam também a testagem de pessoas com suspeita da doença, incluindo com a busca ativa desses casos suspeitos, a partir de informações repassadas pelas lideranças ou outros moradores. Além disso, os profissionais deverão realizar o acompanhamento domiciliar de pacientes em tratamento.

 

De acordo com o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, os casos nesses locais já passam de 5,4 mil em todo o estado, com mais de 750 óbitos confirmados. A comunidade com maior número de casos é o Complexo da Maré, na Zona Norte da Capital, com cerca de 1,4 mil.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo