Covid-19 avança nos municípios do interior do Rio de Janeiro

Em Itaperuna, o número de casos deu um salto de 411% em 1 semana

Publicado em 19/08/2020 - 15:54 Por Raquel Júnia - Brasília

Duas cidades da região do norte do Rio de Janeiro atingiram, nos últimos dias, o pico no número de casos de covid-19, desde o início da pandemia. Entre 9 e 15 de agosto, Campos e Itaperuna bateram o recorde de infectados em sete dias, com mais de 400 casos confirmados.

Toda a região norte e noroeste fluminense registrou, na mesma semana, a marca de 2.139 novas infecções, segundo maior número para o período, com crescimento de mais de 38% frente a semana anterior. Os dados são do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense, uma plataforma desenvolvida por jornalistas que reúne os dados oficiais divulgados pelas Prefeituras.

Em Campos, houve aumento de 79,2% em comparação com os sete dias anteriores. O município saltou de 255 para 457 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Antes dessa marca, o maior número havia sido verificado entre 28 de junho e 4 de julho, quando foram contabilizados 340 casos. Vinte e quatro pessoas morreram na semana passada, quando foi registrado o segundo maior número de óbitos, o que só foi superado no período entre 26 de julho e 1° de agosto, com 38 mortes.

Em Itaperuna, os dados mostram um aumento de mais de 411% em 15 dias. O município passou de 147 infectados, entre os dias 26 de julho e 1° de agosto; para 436, na última semana.

O professor Rogério Atem, diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense, situado em Campos, avalia que o avanço da doença na região acontece em uma janela de tempo posterior a das capitais por motivos que ainda não estão claros.

Outra cidade preocupante é Macaé, que teve um crescimento de 81% nos registros. O número de casos passou de 273, entre 02 e 08 de agosto; para 495, na última semana. Já as mortes na cidade, 3, se situaram no menor índice desde a semana entre 03 e 09 de maio.

Levando-se em conta toda a região norte e noroeste, o aumento do número de mortes foi 18%, com um salto de 44 para 52 óbitos.


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo