''A saúde mental interfere diretamente no nosso sistema imunológico'', alerta psiquiatra

Dia Mundial da Saúde

Publicado em 05/08/2020 - 13:55 Por Gláucia Gomes - Brasília

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde, em homenagem a Oswaldo Cruz.

 

O jovem médico e cientista teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola.

 

Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos.

 

O infectologista José David Urbaez, diretor Científico da Sociedade Brasileira de Infectologia no Distrito Federal, alertou, em referência ao isolamento proposto por Oswaldo Cruz aos doentes, que o procedimento não mudou apesar dos tempos modernos.

 

A pandemia do coronavírus também levou as pessoas ao isolamento social, ao medo, insegurança, ao desemprego e muitas ficaram com a saúde emocional afetada, pontua a médica psiquiatra Alexandrina Meleiro.

 

Segundo ela, a mudança de hábitos para evitar a infecção, se deu até mesmo na forma de tratar da própria saúde. 

 

Ainda segundo a psiquiatra, durante o isolamento social por causa da Covid-19, é comum as pessoas apresentarem oscilações de humor, mas quando acontece com grande frequência, é o momento de buscar ajuda.

 

A médica, doutora em psiquiatria pela Universidade de São Paulo disse como evitar a depressão e a ansiedade, principais doenças que atingem as pessoas que estão de quarentena.

 

A médica psiquiatra Alexandrina Meleiro alertou também para a necessidade de se manter o equilíbrio emocional, porque disso depende a saúde física.

 

Com produção de Rosemary Cavalcante. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo