Agrotóxico associado a mal de Parkinson é banido do Brasil

Anvisa confirmou a proibição do Paraquate nesta terça-feira

Publicado em 15/09/2020 - 21:21 Por Gésio Passos - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, confirmou o banimento do agrotóxico Paraquate no Brasil a partir do próximo dia 22 de setembro.

A decisão foi tomada nesta terça-feira, por maioria dos diretores do órgão. Com isso, o produto não poderá ser produzido ou usado no país, além da proibição da importação da substância.

Evidências levantadas pela Anvisa mostram que a utilização do Paraquate poderia causar mal de Parkinson e mutações genéticas, principalmente nos empregados que trabalham na aplicação da substância.

Parlamentares, fabricantes e agricultores já haviam solicitado a prorrogação do banimento por mais um ano para que novas pesquisas fossem concluídas.

Fabricio Rosa, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, a Aprosoja, em manifestação enviada para a Anvisa, pediu mais prazo para que novos estudos financiados pelos produtores sejam concluídos.

Karen Friedrich, biomédica e representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Abrasco, reforçou a necessidade de proibição do Paraquate.

A decisão pela proibição deste agrotóxico a partir de setembro de 2020 já havia sido tomada em 2017. Mas a utilização do Paraquate já era proibida em algumas culturas de frutas e hortaliças, como abacaxi, couve, beterraba, uva e pêssego.

O produto é aplicado nas plantações de soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, batata, entre outras.

Na próxima semana a Anvisa deve definir regras para o uso do estoque do Paraquate comprado pelos agricultores para a próxima safra.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo