Covid-19: Hospital das Clínicas da USP estuda suspeitas de reinfecção

Médicos dizem que desafio é diferenciar da reativação

Publicado em 18/09/2020 - 15:27 Por Nelson Lin - São Paulo

Desde meados de agosto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP estruturou um ambulatório para estudar os casos de reinfecção por covid-19.

Há, no momento, 16 pacientes que vêm sendo acompanhados pelos médicos e pesquisadores por terem tido sintomas da doença em meses anteriores, se recuperaram, mas voltaram a ficar doentes recentemente e com diagnóstico positivo para covid-19.

De acordo com o médico infectologista Max Igor Banks, responsável pelo Ambulatório de Reinfecções do Hospital das Clínicas, um dos desafios de se descobrir a reinfecção é diferenciá-la da reativação, que é quando o vírus fica dormente no corpo da pessoa após a primeira infecção por alguns meses e depois é reativado por alguma razão.

Na reinfecção, o vírus da segunda infecção tem um genoma diferente do primeiro vírus, isto é, sofreu uma mutação. Mas, para fazer essa diferenciação, seria necessário ter o material genético dos dois vírus para fazer a comparação, e é aqui que os pesquisadores encontram uma dificuldade, porque poucos laboratórios conseguem guardar o material genético do vírus dessas primeiras contaminações.

Dessa forma, os estudos sobre reinfecção têm focado em descobrir a reação do sistema imunológico do paciente, que tende a reagir de forma mais rápida e forte quando há uma segunda infecção, conforme explicou Banks.

Banks falou também da importância desses estudos para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

O médico infectologista alerta que apesar dos casos de reinfecção serem raros e em sua grande maioria não causarem a forma mais grave da doença, as pessoas reinfectadas podem transmitir normalmente o vírus para outras pessoas.

Dessa forma, a orientação para quem já pegou o coronavírus e se curou é a mesma para todas as pessoas: manter as medidas de isolamento e distanciamento social além do uso de máscaras.

 

 

Edição: Mirna Ledo

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo