Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

Ao comentar dados, secretário do Ministério da Saúde preferiu cautela

Publicado em 17/09/2020 - 22:18 Por Victor Ribeiro - Brasília

A pandemia de coronavírus está em desaceleração no Brasil, mas o país ainda é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo. A conclusão é do boletim epidemiológico semanal do Ministério da Saúde, com dados do dia 6 a 12 de setembro.

Nesta semana analisada, o Brasil teve 192.687 novos diagnósticos para a Covid-19, queda de 30% em relação à semana anterior. Até o dia 12, o país tinha 4.382.263 casos confirmados, atrás dos Estados Unidos, com mais de 6,5 milhões, e da Índia, com 5,1 milhões registros.

No mesmo período, o número de vidas perdidas foi 5.007, com redução de 13% na comparação com a semana anterior. No dia 12, o Brasil tinha 133.119 mortos pela doença, atrás dos Estados Unidos, com mais de 194 mil vítimas fatais.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, participou de uma entrevista coletiva nessa quinta-feira. Ele foi cauteloso ao comentar os números e preferiu não fazer previsões para o próximo boletim.

A desaceleração da pandemia ocorreu nas cinco regiões do país. O boletim semanal mostra que o número de casos novos na semana de 6 a 12 de setembro ficou estável no Distrito Federal e em três estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí. Todos os outros estados registraram redução.

Já a quantidade de mortes naquela semana ficou estável no Rio Grande do Sul e aumentou em cinco estados: Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Sergipe. Nos demais estados e no Distrito Federal, houve redução do número de mortes na comparação com a semana anterior.

O boletim mostrou que, desde o começo da pandemia, 307 mil profissionais de saúde testaram positivo e 289 deles morreram no país por causa da Covid-19. Entre eles, 97 técnicos ou auxiliares de enfermagem, 58 médicos e 36 enfermeiros.

O secretário Arnaldo Medeiros destacou a importância dos profissionais que fazem do Sistema Único de Saúde brasileiro uma referência mundial.

Nessa quinta-feira, o país teve 36.303 novos casos da Covid-19 e 829 mortes causadas pela doença. Ao todo, 4,455 milhões pessoas tiveram diagnóstico positivo e 134.935 perderam a luta contra o coronavírus.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo