Saúde mental dos trabalhadores na pandemia é avaliada em pesquisa

Mais de 185 mil profissionais voluntários responderam o questionário

Publicado em 10/09/2020 - 13:19 Por Maíra Heinen - Brasília

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre saúde mental dos profissionais que atuam no combate à covid-19 aponta que a maioria dos trabalhadores estão com bons níveis de saúde psicológica e psiquiátrica. A pesquisa foi realizada por meio de questionários respondidos por mais de 185 mil profissionais voluntários, entre maio e julho deste ano.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde realizou a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

A intenção é, a partir dos dados do levantamento, traçar estratégias para intensificar o cuidado com a saúde mental dos profissionais.

Segundo o estudo, 58,4% dos participantes apresentam sintomas psicológicos e psiquiátricos abaixo da média na população brasileira.

Também foi avaliada qualidade de vida na saúde física, qualidade do sono e energia para o trabalho, em que 81,7% dos participantes relataram níveis bons ou muito bons.

A pesquisa foi realizada com indivíduos da faixa etária que vai de 20 a 79 anos. Também foi feito um perfil sociodemográfico dos participantes. A maioria dos profissionais que integram a linha de frente de combate à covid-19 são mulheres, 80%. 61% se declaram como etnia branca, seguido por 29% que se declaram como pardos.

O Ministério da Saúde informou que tem oferecido suporte psiquiátrico aos profissionais que foram enviados ao Amazonas através da ação estratégica, com o acompanhamento emocional, por meio de consultas presenciais, atendimentos online e suporte psíquico por aplicativo de mensagens, quando necessário.

Para outros locais, presta serviços de suporte psicológico através de teleconsulta por meio de uma central de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo 0800 644 6543.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo