SUS estuda oferecer medicamentos à base de canabidiol

Informação é do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello

Publicado em 10/09/2020 - 17:45 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que está em andamento um processo para que o SUS passe a oferecer medicamentos à base de canabidiol, substância química derivada da Cannabis, a planta da maconha, e que é usada no tratamento de uma série de doenças neurológicas graves.

É que, em março, entrou em vigor uma resolução da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, regulamentando a fabricação, a importação e a comercialização de produtos derivados da Cannabis para fins medicinais, com uma série de regras, como previsão de receita e percentual máximo de princípio ativo, além da necessidade de autorização.

Já agora, em agosto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que a União inclua medicamentos à base de canabidiol, já registrados na Anvisa, na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E o assunto também está em discussão no Congresso Nacional, como lembrou o ministro.

A declaração de Pazuello foi feita nesta quinta-feira (10), durante evento do ministério da Saúde no Palácio do Planalto, lembrando o setembro amarelo e o dia Mundial de Combate ao Suicídio. O governo aproveitou a data para lançar uma série de ações voltadas para a educação da saúde mental.

Serão quatro eixos: prevenção do suicídio e a automutilação, prevenção da gravidez na adolescência e ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, além do combate à violência contra crianças, mulheres e idosos.

A ideia é promover cursos a distância e elaborar materiais sobre os temas abordados, que serão destinados a qualificar profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, líderes de associações religiosas, profissionais de conselhos tutelares, entidades beneficentes e movimentos sociais.

Todo o projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Ministério da Educação e de entidades representativas da sociedade.


 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo