Hemorio faz campanha para aumentar doações de sangue

Estoques tiveram queda de 10% em outubro em relação a 2019

Publicado em 29/10/2020 - 12:42 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Hemorio entrou em alerta vermelho depois de registrar uma queda de quase 10% nas doações de sangue em outubro, na comparação ao mesmo mês do ano passado. Foi o menor número de voluntários por dia desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Com isso, a unidade entrou em estágio crítico e precisou acionar medidas de controle, como a convocação de doadores por e-mail e telefone, além da realização de uma nova campanha para reverter a baixa nos estoques e o risco de desabastecimento.

Batizada de Sangue Novo, a campanha incentiva a doação a partir dos 16 anos, idade inicial autorizada a realizar o procedimento, mediante o consentimento dos pais ou responsáveis.

Em média, o Hemorio tem capacidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do estado.

Para uma situação regular nos estoques, é necessário que a unidade disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas.

O diretor Geral do Hemorio, Luiz Amorim, lembra que a doação neste momento é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado. Isso por que, com a retomada das cirurgias eletivas, a necessidade por bolsas de sangue aumenta progressivamente.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Aqueles que tiveram covid-19 só podem doar sangue após 30 dias do desaparecimento dos sintomas e apenas se tiverem registrado a forma branda da doença.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, número 8, no centro da cidade, e funciona todos os dias de semana, das 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo