OMS constata abandono de serviços de saúde mental em 93% de 130 países

Mas especialistas recomendam atenção especial durante a pandemia

Publicado em 10/10/2020 - 09:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Hoje (10) é o Dia Internacional da Saúde Mental, tema que pode ter sido deixado de lado com o surgimento da pandemia da covid-19, segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Mas os especialistas alertam: o novo vírus tem impactos sobre a saúde mental de toda a população. Por causa disso, os governos devem manter serviços assistenciais para depressão, ansiedade, consumo abusivo de álcool e outras drogas, e demais patologias associadas à saúde mental.

Um estudo da OMS revelou que 93% dos 130 países pesquisados interromperam os serviços de saúde mental por causa da pandemia neste ano. Isso ao mesmo tempo que o novo coronavírus tem aumentado a demanda por esse tipo de atendimento.

A diretora da OMS para Saúde Mental, Devora Kestel, ressaltou que, com a pandemia, é preciso aumentar o investimento nessa área da saúde.

A pesquisa da OMS realizada de junho a agosto deste ano revela que mais de 60% dos países relataram interrupção generalizada de serviços de saúde mental, sendo que 35% dos países também interromperam os atendimentos de emergência nessa área.

A presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria do Distrito Federal, Renata Figueiredo, afirma que não é possível ter saúde sem saúde mental. Ela ressalta que, quando estamos abalados pela tristeza, cansaço, falta de vontade ou de prazer, temos dificuldade para realizar ações básicas e de lazer, como praticar atividade física e cuidar da alimentação.

A psiquiatra destaca que, como a pandemia passou a ser prioridade, os serviços de saúde mental têm sido reduzidos.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, a OMS reforça a necessidade de mais financiamento para o setor que, segundo a organização, conta, em média, com cerca de 2% do total do orçamento nacional de saúde dos países.

Ainda segundo estimativa da OMS, perde-se, anualmente, cerca de US$ 1 trilhão em produtividade econômica por causa de doenças como depressão e ansiedade.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo