Tocantins proíbe eventos com equídeos para evitar doença

Mormo também pode ser transmitida a outros animais e ao homem

Publicado em 29/10/2020 - 11:28 Por Dayana Victor - Brasília

Depois da confirmação de 8 casos da Doença de Mormo no Tocantins, somente neste ano, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado proibiu qualquer tipo de evento que cause aglomeração de equídeos – que são cavalos, burros e mulas. Até mesmo as famosas cavalgadas e tropeadas, que atraem muita gente.

A proibição vale para 27 cidades entre elas: Formoso do Araguaia, Dueré, Araguatins, São Salvador do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Sandolândia, Figueiropólis e Cariri do Tocantins.

Essa doença, que em alguns lugares é conhecida como lamparão, é causada por uma bactéria que atinge principalmente os equídeos: cavalos, burros e mulas; e é contagiosa. Uma vez contaminado, o animal precisa ser sacrificado, porque não existe tratamento ou vacina.

Além do risco de contaminar outros animais, a doença de mormo também pode ser transmitida ao homem. Se o tratador tiver um ferimento na mão e entrar em contato com a secreção nasal de um cavalo doente, por exemplo; ele pode ficar doente também.

Além de evitar a aglomeração de animais, a Agência recomenda que o produtor rural realize em seus animais os exames que detectam o mormo regularmente. Esses testes têm prazo de validade de 60 dias e alguns animais não apresentam sintomas da doença.

Os principais sintomas do mormo são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento.

Em caso de suspeita de mormo, os tratadores devem utilizar luvas e máscaras e evitar ao máximo o contato com o animal que possa estar com a doença. O bicho deve ser isolado e o caso comunicado à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo