UFG está concluindo pesquisa que diagnostica covid-19 pela saliva

Exame não invasivo será um alívio para quem precisa de teste regular

Publicado em 26/10/2020 - 14:58 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A universidade Federal do Goiás, a UFG, está na reta final da pesquisa que consegue diagnosticar a covid-19 pela saliva. Um alívio para quem precisa passar regularmente por testes para detecção do novo coronavírus, já que não depende de picadas para colher o sangue e nem da introdução daqueles cotonetes enormes nas vias respiratórias para ter acesso ao material de análise que será enviado aos laboratórios.

O Servidor Público Marcelo Moura se encaixa nesse caso. Desde que voltou a trabalhar presencialmente, já passou por sete testes dos quais cinco foram do no modelo Swab – que colhe secreção do nariz e da garganta. Ele está bem animando com a possibilidade de um exame menos invasivo:

As pesquisas específicas, voltadas para o diagnóstico da covid-19, iniciaram em março desse ano, quando os casos da doença começaram a se intensificar no Brasil. No entanto, essa técnica já era utilizada há, pelo menos, seis anos, como explica a pesquisadora Gabriela Duarte.

Esse exame é rápido, de baixo custo e muito eficiente, porque consegue detectar a presença do vírus já no primeiro dia de sintomas. O diagnóstico é de fácil interpretação já que é utilizada uma substância que muda de cor quando o DNA do novo coronavírus é identificado.

Apesar de revolucionária, a pesquisa quase parou por causa da falta de recursos. Para conseguir seguir com os testes, entidades como o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal do Trabalho da 18ª Região, além da Fundação de Apoio e Pesquisa do Estado de Goiás e o CNPQ deram apoios financeiros que foram essenciais para que os estudos pudessem avançar.

E foi graças a esses recursos, que agora o teste está em fase de validação, que deve se encerrar nos próximos dias. O próximo passo será enviar os resultados para a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que o novo teste possa ser aprovado, e depois disso, colocado amplamente à disposição da população.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo