Ministério da Saúde lança campanha contra o Aedes Aegypti

Paraná e estados do Centro-Oeste registram maior número de infectados

Publicado em 24/11/2020 - 15:16 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Em tempos de covid-19, a gente não pode não pode esquecer da dengue. Neste ano esse assunto tá meio apagadinho, o que não quer dizer que o mosquito da dengue não esteja fazendo vítimas por aí. Em 2020, 971.136 casos da doença já foram registrados e 528 pessoas acabaram morrendo.

O Paraná e estados da região Centro-Oeste como Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso registraram maior número de contaminações. O Ladécio Brito, de 31 anos mora no Distrito Federal foi um dos que acabou pegando dengue.

Para reduzir o número de casos, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24), a campanha nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. É que esse inseto é bem pequeninho, mas faz um estrago enorme. Isso porque além da dengue, ele transmite outras duas doenças: a zika e chikungunya.

Só para ter uma ideia, 78.808 pessoas tiveram chikungunya esse ano, principalmente na Bahia e do Espírito Santo, que concentram mais de 67% dos casos. Outras 7.000  pessoas contraíram zika.

A maioria dos infectados, 45%, vivem também na Bahia e no Rio Grande do Norte. É por isso que o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, fala da importância de se combater o vetor dessas doenças.

A campanha do Ministério da Saúde vai passar nas rádios e TVs até o dia 31 de dezembro, mas o nosso trabalho de não deixar acumular água em potes de plantas, garrafas, pneus e objetos que possam ser criadouros do mosquito da dengue deve durar o ano todo. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo