28 municípios gaúchos são classificados como bandeira preta para covid

Restrição máxima ainda não estabeleceu o lockdown

Publicado em 14/12/2020 - 14:28 Por Maíra Heinen - Brasília

28 municípios das regiões de Pelotas e Bagé no Rio Grande do Sul, foram classificados, de forma preliminar, como bandeira preta, o nível mais crítico em relação à covid-19. A capacidade hospitalar e o número de contágios pelo novo coronavírus pioraram nas regiões.

Esta é a restrição máxima prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado no estado. Outras 18 regiões gaúchas estão com bandeira vermelha, que significa risco alto e apenas a região de Cruz Alta recebeu classificação de risco médio, que é a bandeira laranja. As classificações são avaliadas semanalmente.

Na prática, a bandeira preta representa risco epidemiológico altíssimo e demanda cuidados extremos. Mas ainda não estabelece o lockdown, em que as pessoas precisam de autorização para sair de casa e só têm permissão em caso de tarefas muito necessárias.

O coordenador de auditoria da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Bruno Naundorf, explica alguns serviços que serão afetados. Segundo Naundorf, 65% dos leitos de UTI da região de Bagé, por exemplo, estão ocupados por pessoas com covid ou com alguma síndrome respiratória aguda grave.

Segundo ele, o período de eleições acabou aumentando as aglomerações e muitas pessoas negligenciaram alguns cuidados. O mapa com as classificações definitivas será divulgado ainda nesta segunda-feira (14), mas já recebeu vários pedidos de reconsideração.

A prefeitura de Bagé foi um das que recorreu da bandeira preta. O prefeito, Divaldo Lara, afirmou que Bagé não pode ser penalizada pelos maus resultados de Pelotas, que faz parte da mesma macrorregião, onde mais de duas mil pessoas foram infectadas e 41 morreram nesta semana.

Divaldo esclareceu que, dos 11 itens avaliados para estipular a bandeira, cinco são dados da macrorregião, ou seja, não envolvem exatamente os números de Bagé. Ele disse ainda que não vai fechar o comércio nem decretar alteração no horário de funcionamento.

A prefeitura de Pelotas também anunciou que contestaria a classificação. Caso o mapa definitivo mantenha as regiões com bandeira preta, as restrições mais rígidas serão aplicadas a partir desta terça-feira (15).

Entre as restrições estão: fechamento de comércio considerado não essencial, fechamento de restaurantes self-service, restrição de 50% da capacidade para locais públicos abertos, como parques e praias; encerramento de aulas presenciais, e encerramento de atividades culturais.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo