ANS lança campanha para incentivar parto normal no fim do ano

Respeito ao tempo de desenvolvimento do bebê é o principal argumento

Publicado em 21/12/2020 - 17:22 Por Dayana Vítor - Brasília

“Quando eu engravidei estava certa do que eu queria: um parto normal. Comecei a estudar os benefícios para a mãe e filho, a fisiologia do parto. O que eu poderia fazer para facilitar esse trabalho de parto. Depois do parto, eu tive a certeza que fiz a escolha certa. Além da recuperação ter sido rápida. Hora depois do parto, eu já estava andando, conversando, amamentando”.

Essa é Kátia Vanessa, de 26 anos. Ela é mãe do Benício, de três meses, e escolheu o parto normal porque tinha medo da cesariana e estudou sobre as vantagens do procedimento natural. Porém, muitas gestantes preferem o parto cesáreo.

Às vésperas do Natal, é comum acontecerem mais procedimentos desse tipo. No ano passado, entre os dias 16 e 23 dezembro, foram mais de 6 mil cesáreas realizadas pelos planos de saúde. E da semana de 24 a 31, caíram para pouco mais de 4 mil. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Segundo a ANS, em 2018, a maioria das cesarianas foi realizada com fetos entre 37 e 38 semanas. Quase 56% desses partos ocorreram antes das mulheres sentirem as contrações.

Já no caso de partos normais, a maioria dos bebês tinha entre 40 e 41 semanas, quando os pulmões já estão desenvolvidos e as mães começam a entrar no trabalho de parto.

Para evitar a antecipação dos nascimentos no final de ano e mostrar as vantagens do parto natural, a ANS está com a campanha #BoaHora: respeite o tempo de nascimento do bebê! Ela é veiculada nas redes sociais da agência, em hospitais e planos de saúde participantes do Movimento Parto Adequado.

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, César Serra, explica quais os perigos das cesarianas para as mamães e bebês, quando o procedimento não é recomendado.

Já a ginecologista especialista em reprodução humana assistida, Manoela Porto, ressalta as vantagens de esperar pelo parto natural.

Segundo Manoela Porto, a cirurgia de cesariana é indicada quando o feto está em uma posição onde não é possível a criança nascer naturalmente por estar atravessado e a cabeça não estar encaixada. Ou ainda quando há sofrimento fetal ou a placenta está baixa, ou se existir a possibilidade de transmissão de infecções.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo