Covid-19: Anvisa atesta boas práticas de fábrica da vacina de Oxford

Certificado é pré-requisito para o registro do imunizante no Brasil

Publicado em 24/12/2020 - 15:45 Por Dayana Vítor - Brasília

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, concedeu certificação de boas práticas à empresa chinesa Wuxi Biolgics, que fabrica os insumos da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca e Oxford, o que atesta que ela está dentro dos padrões aceitos pela agência.

Para dar esse aval, entre os dias 7 e 11 de dezembro, técnicos do órgão estiveram na indústria, na China, para verificar as condições do local. No Brasil, a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, que tem sede no Rio de Janeiro, será a responsável por produzir o imunizante, assim que ele for aprovado pela Anvisa.

Essa certificação de boas práticas é um dos pré-requisitos para o registro de qualquer imunizante no país. Além da Astrazeneca, nesta semana a Anvisa também concedeu o mesmo certificado para a empresa chinesa Sinovac, responsável pela CoronaVac. Aqui no Brasil, o Instituto Butantã, de São Paulo, fabricará o imunizante quando ele estiver permitido no país.

As empresas Janssen e Pfizer também solicitaram a mesma certificação de boas práticas à Anvisa, mas até o momento os pedidos ainda estão em análise.

Nenhum dos quatro laboratórios solicitou o uso emergencial e nem do registro de seus imunizantes no Brasil. Mas eles já apresentaram planos parciais de gerenciamento de risco. Todos esses pedidos ainda estão em análise.

Lembrando que o governo federal espera a aprovação de uma dessas vacinas para iniciar o plano nacional de imunização contra a Covid-19. A campanha será dividida em quatro fases, que incluem idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores e forças de segurança.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo