Grupos prioritários para receber vacina contra Covid-19 são definidos

Previsão é vacinar 109 milhões de pessoas, cerca de 52% da população

Publicado em 01/12/2020 - 21:34 Por Kariane Costa - Brasília

Trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos ou a partir de 60 que vivam em asilos e a população indígena devem ser os primeiros da fila para tomar a vacina contra a Covid-19 no Brasil.

O Ministério da Saúde prevê que a campanha vai atingir pouco mais da metade da população brasileira, cerca de 109,5 milhões de pessoas, em duas doses. A previsão é que a vacinação comece ainda no primeiro trimestre do ano que vem, ou seja, até o mês de março.

De acordo com o planejamento prévio divulgado nesta terça-feira, o plano de vacina nacional contra a Covid será dividido em 4 etapas.

Em uma segunda fase será a vez de idosos de 60 a 74 anos se imunizarem. Na terceira etapa serão vacinadas pessoas com doenças crônicas como pressão alta, diabetes e com doenças no coração.

Na última fase da imunização entram trabalhadores da área da segurança, como policiais e funcionários do sistema prisional, e também os detentos.

Bebês e crianças saudáveis não foram incluídos no calendário. Jovens e adultos até 59 anos que não tenham nenhuma doença também ficaram de fora do planejamento inicial.

O planejamento foi feito com base nos acordos do governo com a Fiocruz/AstraZeneca e a Covax Facility, que já garantiram quase 143 milhões de doses de vacinas para o país. A vacina chinesa Coronavac não foi citada na projeção.

No entanto, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que nenhuma vacina será descartada pelo governo.

Cabe lembrar que o documento divulgado pelo Ministério da saúde é uma projeção, e poderá ser modificado. O plano de imunização só ficará pronto quando houver vacina registrada pela Anvisa, como adiantou o secretário.

O Ministério da Saúde vai lançar na próxima semana uma campanha de comunicação sobre a vacina contra o novo coronavírus.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo