Avião da FAB leva 6 mil litros de oxigênio para Manaus

Outros 25 mil m3 ainda devem ser enviados nos próximos dias

Publicado em 15/01/2021 - 14:15 Por Renata Martins - Brasília

Na madrugada desta sexta-feira (15) um avião da FAB posou em Manaus com 6 mil litros de oxigênio líquido da empresa White Martins, fornecedora do produto. De acordo como o Governo do Amazonas, outros 25 mil m3 ainda devem chegar esta semana em aviões da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos.

As Forças de Segurança do Estado também realizaram ações que resultaram na apreensão de 78 cilindros de oxigênio que já foram distribuídos às unidades. Em uma das operações, o material estava em uma embarcação no Porto de São Raimundo.

Segundo a secretaria de Saúde, ações de um grupo de amigos voluntários que adquiriram cilindros de oxigênio também ajudou a garantir o insumo em algumas unidades durante a noite.

Apesar das ações, a situação não está resolvida porque a demanda é mais que o dobro do que oxigênio disponível no amazonas. O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Coronel Franco Duarte, explica essa diferença.

Aline é enfermeira e está de plantão nesta sexta-feira (15) no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Manaus. Segundo ela, a situação segue grave.

Hoje (15) de manhã nove pacientes que estavam internados nas unidades da rede pública estadual foram transferidos, para continuar o tratamento em Teresina, no Piauí. O grupo foi o primeiro de 235 que serão enviados para 5 estados brasileiros.

Segundo a secretária de saúde amazonense, a medida é uma das estratégias para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Manaus que estão sobrecarregadas e sofrem com a escassez de oxigênio devido ao aumento da demanda nos últimos 15 dias.

O transporte aéreo dos pacientes é feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). Um segundo grupo de 15 pacientes deve ser encaminhado ainda hoje (15) para São Luís, no Maranhão.

Segundo o ministério da saúde, já estão garantidos - de imediato - 149 leitos: em São Luís (MA); Teresina (PI); João Pessoa (PB); Natal (RN); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Recife (PE) e Distrito Federal.

Ontem (14) à noite, a justiça do Amazonas determinou que White Martins faça a regularização imediata do fornecimento de oxigênio medicinal para unidades de saúde do Amazonas. A empresa ainda não se manifestou sobre a decisão.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo