Avião vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

A aeronave parte hoje (14) do Galeão e deve chegar sábado no Brasil

Publicado em 14/01/2021 - 10:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um avião da empresa Azul decola nesta quinta-feira (14) rumo a Mumbai, na Índia. Essa aeronave deve pousar sábado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, e fabricada pelo laboratório Serum.

São as doses para as quais a Fiocruz solicitou autorização de uso emergencial. Já o Instituto Butantan fez o pedido emergencial para 6 milhões de doses da vacina produzida em parceria com o laboratório Sinovac.

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sai neste domingo (17) ao fim de uma reunião marcada para as 10h e com previsão de durar cinco horas. Todo o país pode acompanhar ao vivo pela TV Brasil e nos perfis da Anvisa, nas redes sociais.

Em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira (13), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, comentou o clima de expectativa.

Os lotes só poderão ser distribuídos depois da aprovação da vacina pela Anvisa. Por isso, a estimativa de Élcio Franco é que, se a agência reguladora autorizar o uso emergencial no domingo, as vacinas cheguem a todos os estados até o fim da semana que vem.

Franco ressaltou a importância de começar a vacinação, ao mesmo tempo, em todos os estados.

Além dos pedidos de uso emergencial das vacinas feitos pela Fiocruz e pelo Butantan, a farmacêutica União Química aguarda a autorização da Anvisa para começar o teste clínico da fase 3, de pesquisa em humanos, da vacina Sputnik V, do Instituto Gamalea. De acordo com a empresa brasileira, assim que o estudo for permitido, eles também vão pedir o uso emergencial, para 10 milhões de doses.

 

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo