Bebês prematuros recebem mais 48h de oxigênio em Manaus

Transferência para outros estados é planejada caso cilindros acabem

Publicado em 15/01/2021 - 20:32 Por Gésio Passos - Brasília

Recém-nascidos internados em maternidades públicas do Amazonas também podem ser transferidos para outros estados devido à falta de oxigênio e superlotação dos hospitais. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o procedimento será feito com a autorização dos pais e com a garantia do acompanhamento pelas mães.

A pasta disse ainda que trabalha no planejamento da logística de transferência e que o número de crianças está sendo avaliado de acordo com as condições clínicas delas. Mas a estimativa inicial é de cerca de 60 bebês.

O Ministério da Saúde informou em nota, nesta sexta-feira, que conseguiu cilindros de oxigênio para manter 61 prematuros por mais 48 horas em UTIs de Manaus. Disse ainda que segue unindo esforços para conseguir mais oxigênio para que os bebês não precisem deixar o estado.

O Ministério afirma que já articulou 56 leitos de UTI neonatal no Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Rondônia e no Amapá. Os governos de Minas Gerais e de São Paulo também se disponibilizaram a ajudar.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo