Belo Horizonte bate recorde na ocupação de leitos de UTI para Covid-19

86,5% das vagas estão ocupadas, contando redes pública e particular

Publicado em 11/01/2021 - 21:51 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia em que as atividades não essenciais voltaram a fechar, a cidade de Belo Horizonte bateu o recorde de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, 86,5% das vagas estão ocupadas, já levando em consideração os números da rede pública e da rede particular. É a maior ocupação de UTIs desde o começo do monitoramento, em agosto.

Para tentar evitar um colapso no sistema de saúde, o prefeito Alexandre Kalil decretou o fechamento de atividades não essenciais, a partir dessa segunda-feira, por tempo indeterminado. De acordo com a prefeitura, a medida vai causar o fechamento de 16% do comércio. Os outros 84% vão poder continuar funcionando normalmente, se forem essenciais como supermercados e drogarias; ou vão funcionar parcialmente, como os restaurantes, que poderão fazer entregas, sem receber clientes para consumo no local.

Entre as atividades suspensas estão as lojas de roupa e sapato; papelaria; casas de show, salões de festa e boates; feiras, exposições e congressos; shoppings; cinemas e teatros; clubes e academias.

Um grupo de comerciantes protestou na manhã dessa segunda-feira, pedindo a reabertura das atividades. Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informou que tem buscado o diálogo junto à prefeitura para apresentar propostas que evitem mais prejuízo ao comércio. A CDL e outras 23 entidades, solicitaram uma reunião com o prefeito.

A secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão se manifestou sobre o protesto. Disse que lamenta profundamente os impactos causados pela pandemia e destacou que sempre manteve diálogo com o setor econômico. Acrescentou que aceitou o pedido de reunião, que ainda será agendada. E que o objetivo do fechamento do comércio é diminuir o volume de pessoas em circulação para conter a expansão do contágio.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou, ainda, que continua monitorando os indicadores da pandemia e, quando for possível, o processo de flexibilização será retomado.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo