Começa a distribuição da vacina da Oxford para os 92 municípios do Rio

Para 88 cidades, o transporte será feito por aeronaves

Publicado em 25/01/2021 - 14:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro já começou a distribuir as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado.

Para chegar até 88 dessas cidades, serão utilizadas aeronaves. Já outros 4 municípios, incluindo a capital, serão abastecidos por caminhões, porque ficam próximos da coordenadoria-geral de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde, localizada em Niterói na região metropolitana, para onde as vacinas foram levadas neste fim de semana, depois de serem liberadas pela Fiocruz.

Das 2 milhões de doses que chegaram ao Brasil, 185 mil foram destinadas ao Estado do Rio de Janeiro, mas apenas cerca de 176 mil serão distribuídas, porque o estado manterá uma pequena reserva para o caso de alguma cidade ter problemas com a vacinação.

A capital, que concentra boa parte da população do estado, receberá aproximadamente 75 mil. Assim com os imunizantes do tipo Coronavac recebidos na semana passada, esses também serão destinados ao público prioritário, composto principalmente por profissionais de saúde, idosos ou pessoas com deficiência que vivem em instituições de cuidado intensivo e funcionários desses locais.

Mas em municípios onde vivem indígenas, esses também têm prioridade. No entanto, desta vez, não serão reservadas doses para a segunda aplicação, como foi feita com a Coronavac. Isso porque, no caso da vacina de Oxford, a segunda dose pode ser administrada em até 90 dias após a primeira. Neste período, o Brasil tem a expectativa de receber mais imunizantes para distribuir aos estados. Até a noite deste domingo, quase 93 mil pessoas já tinham sido vacinadas com a Coronavac no estado do Rio, das cerca de 232 mil previstas.

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo