Governo vai lançar campanha de incentivo à vacina contra a Covid-19

Uso de máscara e medidas de distanciamento também devem ser defendidas

Publicado em 20/01/2021 - 21:49 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Saúde alertou nessa quarta-feira que todos os estados e municípios precisam cumprir o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Apesar da autonomia para distribuir as doses, o ministério destacou que é preciso que prefeituras e governos respeitem as orientações. Entre elas, a definição de quais grupos são considerados prioritários na vacinação.

O Ministério da Saúde destacou que é preciso que prefeituras e governos estaduais respeitem essas orientações.

O aviso foi feito por meio de um ofício encaminhado aos conselhos nacionais de Secretários Estaduais e de Secretários Municipais de Saúde. O Ministério da Saúde reforçou que cumprir as regras definidas pela equipe técnica é a única forma de garantir que o país tenha condições de imunizar com duas doses todas as pessoas previstas neste primeiro ciclo de vacinação. E isso aumenta a eficácia da imunização no controle da pandemia.

A prioridade é vacinar os profissionais de saúde, indígenas aldeados e pessoas que moram em instituições de longa permanência e que tenham deficiência ou mais de 60 anos de idade. Os demais grupos vão ser convocados de acordo com a disponibilidade das vacinas.

O Brasil tem 6 milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Na segunda e na terça-feira, o Ministério da Saúde levou as vacinas aos 26 estados e ao Distrito Federal, de forma proporcional e igualitária. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, no total de 2,8 milhões de pessoas.

E o ministério anunciou o lançamento da campanha publicitária de vacinação. Ela terá como lema “Brasil imunizado. Somos uma só nação” e vai reforçar o papel dos cientistas no desenvolvimento das vacinas, a confiança na eficácia da imunização e a esperança de superar logo a pandemia.

Também vai orientar que as pessoas usem o aplicativo Conecte SUS. E ainda vai fazer um apelo para que os brasileiros continuem usando máscara, mantenham o distanciamento social e a higiene mais rigorosa, enquanto a vacina não chegar para todos.

A campanha terá quatro vídeos para a TV e internet, além de peças de áudio e para mídia impressa.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo