Hemocentros de vários estados estão com estoque crítico de sangue

Situação é mais grave que em outros anos

Publicado em 06/01/2021 - 19:34 Por Daniel Ito - Brasília

Após as festas de fim de ano, os hemocentros de vários estados estão com os estoques de sangue em situação crítica, o que coloca em risco a vida de pacientes que precisarem de transfusão emergencial.

A preocupação com o nível dos estoques após as festas de fim de ano é habitual. Mas dessa vez, a situação está mais delicada do que em outros anos, como explicou o chefe da Divisão Técnica do Hemocentro do Distrito Federal, Alexandre Nonino.

O hemocentro do Distrito Federal começou o ano de 2021 com estoques críticos de sangue dos tipos O negativo, O positivo e B negativo. Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão com escassez de ao menos quatro tipos sanguíneos. O hemocentro do Tocantins informou que está com estoque crítico em todas as tipagens sanguíneas, com urgência para o tipo O negativo.

Para resolver o problema da falta de sangue em várias regiões brasileiras, é preciso que haja aumento no volume de doadores. Durante a pandemia de Covid-19, os hemocentros da maioria dos estados estão recebendo doadores de sangue apenas mediante agendamento prévio pela internet ou por telefone — para evitar aglomerações e para diminuir o tempo de permanência dessas pessoas nas salas de espera e de coleta de sangue.

O analista de sistemas Jonathan Ferreira Franco começou a doar sangue há cerca de 10 anos e não parou mais. Ele contou que vai ao hemocentro do Distrito Federal de três a quatro vezes por ano.

Para doar sangue, como Jonathan, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Em alguns casos, a doação pode ser impedida — por exemplo, se a pessoa já utilizou drogas ilícitas injetáveis; se teve hepatite após os onze anos de idade; e se possui doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV/Aids, doença de Chagas, e as hepatites B e C.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo