Manaus estende situação de emergência por mais 6 meses

Com a medida é possível a compra de materiais para conter a pandemia

Publicado em 06/01/2021 - 14:49 Por Renata Martins - Brasília

O recém-empossado prefeito da capital amazonense, David Almeida, do Avante, decretou situação de emergência em Manaus, por mais 6 meses. A medida autoriza a contratação temporária de pessoal e a aquisição de bens e materiais para conter o avanço da pandemia da covid-19.

O Amazonas voltou a enfrentar o aumento de casos de coronavírus no estado. Só nessa terça-feira (05) foram confirmados  quase 2 mil novos casos e 30 mortes. Segundo a Secretária de Saúde do Amazonas, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid está em 88% na rede pública e 98% na rede privada.

Em Manaus, capital do Amazonas, só nesta terça-feira (05) foram realizados 91 sepultamentos. Segunda-feira (04), foram 66. Antes da pandemia a média era de 30 sepultamentos por dia.

Em outros decretos, o prefeito proibiu o corte das contas de água e o estabeleceu teletrabalho na administração municipal. Um decreto estadual suspendeu o funcionamento de todos os serviços não essenciais no estado.

Em meio ao avanço do coronavírus no Amazonas, o Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Manaus - criou um Comitê de Crise para coordenar as ações e monitorar os impactos da COVID-19 nas aldeias.

A medida, assinada pelo coordenador do Distrito, Januário Carneiro, foi publicada nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial da União.

O Dsei Manaus atende 15 municípios, uma população de CERCA DE 30 mil indígenas de 35 etnias; e é vinculado à Secretária Nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

Segundo dados da Secretaria, desde o início da pandemia, 861 indígenas atendidos pelo Dsei de Manaus foram infectados pelo coronavírus, 14 morreram.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo