Por falta de insumo, Fiocruz adia entrega da vacina de Oxford

Princípio ativo contra a Covid-19 vem da China, mas está retido

Publicado em 19/01/2021 - 21:47 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Fiocruz adiou para março a entrega dos primeiros lotes da vacina desenvolvida em parceria com a universidade inglesa de Oxford e com a farmacêutica AstraZeneca. O motivo é o atraso na entrega do IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, pela AstraZeneca. O insumo está retido em uma empresa na China.

A expectativa era que os primeiros lotes da vacina chegassem na semana do dia 8 de fevereiro.

Em nota, a Fiocruz informou que o cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do IFA estiver confirmada. Mesmo assim, a instituição manteve o compromisso de entregar 50 milhões de doses até o mês de abril, mais 100 milhões até julho e outras 110 milhões de doses no segundo semestre.

O problema é semelhante ao que ocorre com 2 milhões de doses da mesma vacina, fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e com o IFA para a produção de mais doses da CoronaVac no Instituto Butantan.

Em um vídeo divulgado nessa terça-feira pelo Ministério da Saúde, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que o país está se esforçando para liberar as vacinas.

Quanto à Índia, o ministro da Saúde informou nessa segunda-feira que as negociações estão em curso e ele espera que as doses da vacina sejam liberadas ainda esta semana.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para a manhã desta quarta-feira uma audiência virtual com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tentar garantir o envio imediato do IFA da CoronaVac. Só assim o Instituto Butantan será capaz de fabricar vacinas no Brasil e entregar até o mês de abril o total de 46 milhões de doses previstas no contrato com o governo federal.

E a Anvisa informou que vai responder até o dia 29 o segundo pedido de Autorização Temporária de Uso Emergencial apresentado pelo Butantan, para usar 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

Diferente do primeiro pedido, que tinha 10 mil páginas, este tem 933 páginas. Em nota, a Anvisa informou que muitos documentos são iguais nas duas solicitações e, por isso, os técnicos da agência reguladora só devem se debruçar sobre o que for diferente. O objetivo é responder o mais rápido possível.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo