Pesquisa revela que Aedes tem baixa capacidade de transmitir o zika

Publicado em 10/02/2021 - 20:34 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um estudo feito pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, mostrou que o mosquito Aedes aegypti não é tão eficiente na transmissão do vírus zika. 

O  trabalho sugere que a propagação do vírus seja muito mais impactada pela quantidade de mosquitos numa determinada região do que pela capacidade vetorial dele.

A capacidade vetorial está ligada à competência que os insetos possuem de se infectar e transmitir os vírus. 

O coordenador do estudo, o pesquisador Ricardo Lourenço, explicou como foi feita a pesquisa, que usou macacos rhesus com o sangue infectado pelo vírus. 

Segundo Ricardo Lourenço,  a presença maçiça do Aedes em determinados locais pode explicar as epidemias que tivemos no país entre 2015 e 2016.

O pesquisador da Fiocruz, Ricardo Lourenço, ressaltou também que os dados reforçam a importância de medidas de prevenção, como a eliminação dos focos dos mosquitos para interromper a transmissão e a ocorrência de novas epidemias do vírus zika. 

Antes da covid-19, o zika foi a última emergência mundial em saúde pública e chegou a atingir 75 países, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a recomendar que mulheres adiassem a gestação. 

O Brasil foi o país com maior número de casos da doença. A epidemia afetou principalmente o nordeste brasileiro. Milhares de bebês nascidos de mães infectadas pelo vírus desenvolveram microcefalia associada à doença. 

O fim da emergência nacional foi anunciado pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, diante da redução do número de casos. 

No ano passado, uma nova linhagem do vírus da zika foi descoberta circulando no país por pesquisadores da Fiocruz Bahia, reforçando que não se deve relaxar nos cuidados de prevenção ao mosquito.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo