Rio tem baixo risco de contaminação por covid-19

Novos lotes da vacina serão distribuídos esta semana no estado

Publicado em 21/02/2021 - 12:45 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Sete regiões do estado do Rio de Janeiro estão com bandeira amarela, baixo risco para covid-19.  Apenas as regiões Noroeste e Centro-Sul seguem na cor laranja, que indica risco moderado de contaminação pela doença. O levantamento foi divulgado neste fim de semana pelo governo, com base na 18ª edição do Mapa que acompanha a contaminação pelo novo coronavírus em todo o estado.


Nessa análise, o Rio de Janeiro apresentou uma redução de 59% no número de óbitos e de 35% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave.  A taxa de ocupação de leitos registrou, até sexta-feira (19), pouco mais de 58% em UTI e quase 41% em enfermaria.
 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão para enfrentamento da pandemia, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
 

Quanto a vacinação, o último balanço da Secretaria, encerrado sexta-feira (19), indica que o total de pessoas imunizadas nos 92 municípios fluminenses é de 425.726. Em relação à falta de doses, começou a ser distribuído um novo lote, com 193.500 vacinas. Além da capital; Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, foram os primeiros a receber o reforço.

 

Para os demais municípios, a entrega será realizada nesta segunda-feira (22), por 4 aeronaves, cedidas pelo Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, com apoio da Polícia Civil.
 

A Secretaria também informou que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para usar todo o estoque de vacinas sem reservá-las para a segunda aplicação.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, reunidos até a noite desse sábado (20), desde o início da pandemia o estado do Rio contabiliza 571.434 casos de covid-19, sendo 5 da nova variante do coronavírus. O total de mortes já ultrapassa 32 mil. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo