Fiocruz encontra amostras do novo coronavírus no esgoto de Niterói

Publicado em 02/03/2021 - 18:17 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Em quase um ano de monitoramento, o projeto da Fiocruz de vigilância do novo coronavírus em esgotos de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, detectou o vírus em 100% das amostras recolhidas  na última semana de 2020. A equipe analisou mais de 400 amostras de esgoto desde abril, produzindo mapeamento da transmissão do SARS-CoV-2 na cidade.

A iniciativa, em parceria com a prefeitura e a concessionária Águas de Niterói, mapeia a transmissão do vírus, contribuindo para ações de saúde pública e medidas de prevenção mais rápidas.

Em abril, primeiro mês de monitoramento, apenas 42% das amostras foram positivas. Já de maio a junho, quando ocorreu o primeiro pico da covid-19, a taxa de positividade ficou acima de 90%, alcançando 100% em algumas semanas. O índice caiu a partir de julho, chegando a 50% no começo do agosto. Na última semana daquele mês, no entanto, com o relaxamento das medidas de distanciamento social, o índice voltou a subir e o vírus foi encontrado em 75% das amostras. Em novembro, durante o segundo pico de casos, a pesquisa voltou a detectar o novo coronavírus entre 90% e 100% das amostras.

Desde dezembro, os registros de casos e mortes e a taxa de ocupação de leitos hospitalares por Covid-19 vêm caindo em Niterói. Porém, a detecção do coronavírus no esgoto permanece em patamares elevados. Na última semana do ano passado, a carga viral média foi a segunda maior registrada desde o início do levantamento. Em janeiro, o patógeno foi encontrado em 80% a 90% dos pontos pesquisados.

O monitoramento tem como base a eliminação do coronavírus nas fezes das pessoas infectadas, o que faz com que o patógeno possa ser encontrado no esgoto. Além de verificar a presença ou ausência do vírus em tubulações e estações de tratamento de esgoto, os pesquisadores analisam a quantidade de material genético viral presente nas amostras.

Os dados são utilizados para produzir mapas de calor, caracterizando a transmissão nas diferentes regiões da cidade.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo