Representante do MS pede respeito ao cronograma do plano de imunização

Há risco de faltar a 2ª dose da vacina para quem mais precisa

Publicado em 14/03/2021 - 17:03 Por Victor Ribeiro - Brasília

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, fez um apelo para que as equipes responsáveis pela vacinação contra covid-19 respeitem o cronograma definido pela pasta. A ordem dos grupos prioritários foi anunciada em dezembro, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Franco destacou o risco de faltar dose para quem mais precisa nas cidades que não cumprem o plano.

Até agora, a pasta já contratou 424,9 milhões de doses de vacinas, sendo 112,4 milhões de Oxford/AstraZeneca, que serão importados pela Fiocruz do Instituto Serum, da Índia, até julho, e outros 110 milhões de doses fabricadas pela Fiocruz no 2º semestre.

O ministério comprou 100 milhões de doses da CoronaVac, da chinesa Sinovac, que o Instituto Butantan vai entregar até setembro; mais 30 milhões previstas para o último trimestre do ano. Outros 42,5 milhões de doses devem chegar por meio do consórcio internacional Covax Facility, que já conta com as vacinas da Janssen e de Oxford.

A farmacêutica Precisa vai entregar 20 milhões de doses da Covaxin, fabricada pela indiana Barath Biotech e a União Química vai fornecer 10 milhões de doses da Sputnik V, produzida pelo instituto russo Gamaleya. O ministério negocia, ainda, mais 168 milhões de doses, sendo 100 milhões da Pfizer/BioNTech, 38 milhões da Janssen e 30 milhões de doses da Moderna.

As doses já contratadas seriam suficientes para vacinar todos os brasileiros e ainda garantir reserva para iniciar uma 2ª rodada de vacinação, no ano que vem. Por enquanto, gestantes e menores de idade não devem ser imunizados, porque ainda é preciso estudar a segurança da vacina para eles. E o secretário-executivo Élcio Franco espera vacinar todos os brasileiros adultos ainda este ano.

O governo federal deve emitir a partir desta segunda-feira (15) ordens de pagamento para contratar 7.166 leitos de UTI destinados a atender pacientes com covid em todo o país. São 7.106 para adultos e 60 leitos de UTI pediátrica. O objetivo é ajudar os estados e municípios que passam por colapso nos sistemas de saúde.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo